res furtiva - definitie. Wat is res furtiva
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is res furtiva - definitie

SUBDISCIPLINA DE TÁTICAS MILITARES
Tecnologia furtiva
  • O blindado polaco-britânico [[PL-01]].
  • Um caça [[F-117 Nighthawk]].
  • A corveta sueca HSwMS ''Helsingborg''.

Res derelictae         
Res derelicta
Res derelicta (res derelictae no plural) é uma expressão latina, composta de res + derelicta, significando (DE PLÁCIDO E SILVA, 2004:1212) literalmente "coisa abandonada", sendo, nesse sentido, suscetível de apropriação. A renúncia à propriedade da res acarreta a situação de abandono, que habilita a ocupação, um dos modos originários de aquisição da propriedade desde o direito romano (MARKY, 1995:79).
Coisa julgada         
Coisa julgada formal; Coisa julgada material; Res judicata
Coisa julgada é a qualidade conferida à sentença judicial contra a qual não cabem mais recursos, tornando-a imutável e indiscutível. Sua origem remonta ao direito romano (res judicata), onde era justificada principalmente por razões de ordem prática: pacificação social e certeza do final do processo.
In medias res         
In media res
In medias res (latim para "no meio das coisas") é uma técnica literária em que a narrativa começa no meio da história, em vez de no início (ab ovo ou ab initio). As personagens, cenários e conflitos são frequentemente introduzidos através de uma série de flashbacks ou através de personagens que discorrem entre si sobre eventos passados.

Wikipedia

Tecnologia stealth

Tecnologia Stealth ("Furtiva"), também referido como "baixa tecnologia observável" (low observable technology ou ainda "tecnologia LO"), é uma subdisciplina de táticas militares e contramedidas eletrônicas passivas e ativas, que cobre um grupo de métodos para fazer pessoas, aeronaves, navios, submarinos, mísseis, satélites e veículos terrestres se tornem menos visíveis (idealmente invisíveis) a radar, infravermelho, sonar e outras técnicas de detecção avançadas. Corresponde à camuflagem militar para essas partes do espectro eletromagnético (como camuflagem multi-espectral).

Desenvolvimento de tecnologias camufladas modernas nos Estados Unidos começou em 1958, onde tentativas anteriores de impedir o rastreamento por radar de seus aviões espiões U-2 durante a Guerra Fria pela União Soviética foram malsucedidas. Os designers passaram a desenvolver uma forma específica para aviões que tendia a reduzir a detecção por redirecionamento de ondas de radiação eletromagnética dos radares. Material absorvente de radiação também foi testado e deveria reduzir ou bloquear sinais de radar que refletiam em sua superfície da aeronave. Essas mudanças na forma e na composição da superfície compreendem a tecnologia furtiva, como atualmente usada no Northrop Grumman B-2 Spirit, o "Stealth Bomber".

O conceito de camuflagem furtiva (stealth) é operar ou se esconder, sem dar às forças inimigas nenhuma indicação quanto à presença de forças amigas. Este conceito foi explorado pela primeira vez por meio de camuflagem para fazer a aparência de um objeto se misturar com o fundo visual. Como a potência das tecnologias de detecção e interceptação (radar, detectores de infravermelho, mísseis terra-ars, etc.) melhoraram, o mesmo aconteceu com a extensão em que o projeto e a operação de militares e veículos foram afetados em resposta. Alguns uniformes militares são tratados com produtos químicos para reduzir sua assinatura infravermelha. Um veículo moderno stealth é projetado desde o início para ter uma escolha assinatura espectral. O grau de furtividade incorporado em um determinado design é escolhido de acordo com as ameaças de detecção projetadas.